Este abibe é a única pernalta com crista da América do Sul. Tem 32 a 38 cm (13 a 15 pol.) De comprimento e pesa aproximadamente 250 a 425 g (8,8 a 15,0 onças). As partes superiores são principalmente cinza acastanhadas, com brilho bronze nos ombros. A cabeça é particularmente marcante; principalmente cinza com testa preta e mancha na garganta estendendo-se até o peito preto. Uma borda branca separa o preto do rosto do cinza da cabeça e da crista. O resto da parte inferior é branca e o anel ocular, as pernas e a maior parte do bico são rosa. É equipado com extensões ósseas vermelhas sob as asas (esporas), usadas para intimidar inimigos e combater aves de rapina.
Durante seu voo lento, o abibe-do-sul mostra uma larga barra branca nas asas que separa o marrom-acinzentado do dorso e da cobertura das asas das penas pretas de voo. A garupa é branca e a cauda preta. O chamado é um keek-keek-keek muito alto e áspero.
Existem três ou quatro subespécies, diferindo ligeiramente na coloração da cabeça e na voz. Vanellus chilensis fretensis da Patagônia às vezes é incluído na subespécie nominal V. c. chilensis. A subespécie do norte – V. c. cayennensis do norte e V. c. lampronotus do sul do rio Amazonas – às vezes são separados como uma espécie distinta, Vanellus cayennensis. Essas duas subespécies têm a cabeça mais marrom – principalmente as aves mais ao norte – e a faixa facial branca (larga no norte e estreita no sul) não atinge o centro da copa. No entanto, as aves da região geral do Uruguai aparentemente se integram.